quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

1° Especial de Bandas! --> Rebeldes

Especial de Bandas da Banda:

Rebelde


Rebelde é uma telenovela brasileira exibida pela Rede Record desde 21 de março de2011[4]. Produzida pela Record e pela empresa mexicana Televisa, escrita por Margareth Boury[6] e dirigida por Ivan Zettel, é inspirada na telenovela mexicana homônima escrita porPedro Damián[7], que, por sua vez, havia sido inspirada na telenovela argentina Rebelde Way, criada por Cris Morena[8]. É uma obra representativa na história da teledramaturgia da Record por, além de ser a segunda parceria com a emissora mexicana, retomar a produção e exibição de duas telenovelas simultâneas em sua programação[9] e ser a primeira de seu gênero a ser produzida em alta definição[10].
Sophia Abrahão, Arthur Aguiar, Lua BlancoMicael BorgesMelanie Fronckowiak e Chay Suede interpretam os papéis principais, numa trama que narra o cotidiano de seis adolescentes que estudam num colégio em regime de semi-internato[11] e enfrentam os "dramas" típicos do período, como a descoberta do primeiro amor, os conflitos de autoimagem, o desenvolvimento de distúrbios alimentares, o relacionamento conflituoso com os pais[12], o bullying[13][14] e o alcoolismo[15]. Na versão mexicana, os seis papéis eram interpretados, respectivamente, por AnahíChristopher UckermannDulce María,Alfonso HerreraMaite Perroni e Christian Chávez. Os nomes dos personagens e seus perfis foram levemente alterados por Boury[7], o que causou certa controvérsia entre os fãs da versão mexicana[16][17][18], que fora bastante popular no Brasil durante sua exibição[19][20].
Na trama, os seis principais personagens formam uma banda fictícia denominada "Rebeldes" - e os seis atores que os interpretaram formaram, consequentemente, uma banda de mesmo nome, fazendo apresentaçoes por todo Brasil, cujo primeiro álbum da banda chegou a vender até agora cerca de 80 mil cópias.

Produção

Em junho de 2010, a Rede Record anunciou que não mais produziria um remake da telenovela mexicana Cuidado con el ángel, como vinha sendo até então anunciado, em favor de uma versão brasileira de Rebelde[46]. A telenovela é a segunda coprodução da emissora com a emissora mexicana Televisa, após Bela, a Feia, exibida em 2010. Naquela oportunidade, fora anunciado que as gravações teriam início em agosto daquele ano - e a estreia, ainda em novembro de 2010[48]. Entretanto, em setembro daquele ano fora anunciado que a telenovela só seria exibida a partir de fevereiro de 2011, pois as gravações, até então, não puderam ser iniciadas pela dificuldade que a emissora estava enfrentando na seleção do elenco[49]. Segundo o vice-presidente da Record, Walter Zagari, foram investidos 43 milhões no projeto[50] e a telenovela se tornará uma "marca", sendo alvo de diversos licenciamentos[51]. Simultaneamente à Rebelde, a emissora anunciava estar produzindo outra telenovela, intitulada Vidas em Jogo, prevista para estrear em abril de 2011[52] e já planejava implementar, no decorrer de 2011, três horários dedicados à teledramaturgia.

Escolha do elenco

Os seis principais personagens de Rebelde: Alice, Pedro, Carla, Tomás, Diego e Roberta
A seleção dos seis protagonistas durou quatro meses e teve cerca de 600 candidatos[54]. O cantor Chay Suede participou da quinta temporada do reality showbrasileiro Ídolos[55] - e logo após ser eliminado do programa, em setembro de 2010, já era cogitado para integrar o elenco da telenovela, em razão de sua popularidade junto ao público[56]. A saída dos atores Gabriel Braga NunesTuca Andrada eMarcelo Serrado do elenco da emissora em 2010 teria sido visto como um fato determinamente para que a Record escolhesse Luciano Szafir para interpretar o papel de Franco Albuquerque, pai da personagem Alice[57].
Somente no final de outubro que seriam anunciados os atores que interpretariam os protagonistas[7]. Depois da definição, a emissora teria imposto aos protagonistascertas regras, como não se falarem entre si, não se envolverem em escândalos e não sairem juntos, para não terem uma superexposição na mídia[58]. Em novembro de 2010 tiveram início os workshops destinados à preparação dos seis protagonistas. Até então, a atriz Helena Xavier era cogitada para interpretar a avó do personagem de Suede.

Cenário e caracterização

Um colégio, denominado Elite Way, será o cenário da maior parte das tramas da telenovela. Para a caracterização dos alunos foi desenvolvido um uniforme que, embora similar ao utilizado na versão mexicana, deste distingue-se por pautar-se pelo uso de tons azuis ao invés de vermelhos[60]. Uma outra forma de diferenciar a trama brasileira foi estabelecer que os alunos estudariam num regime de semi-internato, podendo sair da escola nos finais-de-semana para retornar às suas casas - na versão mexicana, os alunos estudavam num regime de completo internato. Em decorrência disso, uma cidade cenográfica foi construída para retratar a casa dos pais dos personagens na Ilha de Guaratiba, no Rio de Janeiro[61][62][63]. As cenas de discussões entre os personagens se caraterizam pela presença contínua deonomatopeias, como acontece nas histórias em quadrinhos.

Exibição e continuidade

Como parte da parceira entre a Televisa e a Rede Record, Rebelde está sendo exibida no México[65][66]. Os episódios, dublados emespanhol, são exibidos no país desde julho de 2011 pela emissora, e nos Estados Unidos, a trama é exibida pela Univisión[66]. De acordo com Paulo Calil, diretor da Record Entretenimento, será a primeira vez que um texto escrito pela Televisa fora do México será exibido na emissora mexicana[66]. Calil disse que a exibição é "o reconhecimento da qualidade da Rebelde brasileira". Apesar do contrato entre as duas emissoras, não estava prevista a transmissão da telenovela para o público mexicano[66].
A estreia da produção no Brasil foi motivo de considerável indefinição. Inicialmente fora anunciado apenas o mês em que Rebelde seria exibida - março - mas sem uma data concreta. Posteriormente, quando finalmente fora confirmado que a estreia se daria em 21 de março - mesmo dia, mês e horário em que seria exibido o primeiro capítulo de Morde & Assopra, próxima "novela das sete" a ser exibida pela Rede Globo - a "estratégia" da Record passou a ser questionada[67]. O jornalista Flávio Ricco chegaria a chamar de "ilógica" a decisão de colocar o novo horário de telenovelas para enfrentar o já estabelecido horário "das sete" da Rede Globo. A telenovela estreou sendo exibida às 19h[4].
A partir de 11 de julho de 2011, a emissora anunciou que começaria a exibir Rebelde às 20h30[68][69] - uma mudança vista com receio pela equipe envolvida na produção da telenovela[70][71], mas que se mostraria acertada: Já no primeiro dia do novo horário, a produção apresentou um aumento na audiência média: 11 pontos ao invés dos 10 até ali obtidos[72]. Após boatos de que a telenovela teria uma nova temporada, a Record confirmou que extenderia o folhetim.

Elenco


Os personagens são largamente inspirados na versão mexicana, ao invés do original argentino. Sophia Abrahão interpreta Alice Albuquerque, uma adolescente de 17 anos identificada por seus colegas como uma "patricinha". Seu pai é Franco (Luciano Szafir), um homem riquíssimo e viúvo e de alguma forma relacionado com a morte do pai do personagem Pedro, num período anterior ao do início da telenovela[7][57].
Pedro é interpretado por Micael Borges[7]. Sua mãe, Beth (Cláudia Lira), lhe consegue uma bolsa de estudos na escola "Elite Way", para a qual ele não deseja se transferir - até descobrir que Franco seria o pai de uma das alunas dali. Ao chegar na instituição, ele se torna amigo dos personagens Diego, Tomás, Carla e Roberta - interpretados, respectivamente, por Arthur Aguiar, Chay SuedeMelanie Fronckowiak eLua Blanco. A personagem de Fronckowiak, apesar de ser inspirada em sua personagem respectiva da telenovela mexicana, foi baseada na mãe da Margareth Boury, criadora de Rebelde, que assim como Carla, sofre de bulimia nervosa[75]Adriana Garambone interpreta Eva, a mãe da personagem Roberta.
Rayana Carvalho interpreta Pilar Araripe, uma das vilãs da história. Uma jovem manipuladora e invejosa, ela passa a nutrir uma grande rivalidade por Alice, após também se apaixonar por Pedro.

Galeria de fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário